programa de afiliados
Acesse a loja virtual
Home / Tratamento / Tratamento para proteção e conservação do couro cabeludo

Tratamento para proteção e conservação do couro cabeludo

Tratamento Couro CabeludoCabelos sedosos, brilhantes  e macios é o grande sonho de todas as mulheres, ou não?

E como manter as madeixas sempre bonitas já que o tempo hoje é tão escasso e são tantas as obrigações e atividades que nós assumimos?

Existem vários produtos no mercado, e não vamos entrar aqui na questão daqueles que são ou não legais para nós. Sabemos que muitos contém substâncias nocivas à saúde e ao meio ambiente. Existem aqueles ainda que se utilizam do sacrifício dos animais para seus testes…Bem, mas deixando essa discussão à parte, já que cada um tem a sua verdade, vamos falar de métodos simples,  ecologicamente corretos e ainda por cima saudáveis?

Pois é, vocês sabiam que tudo o que se coloca no couro cabeludo ou nas nossas madeixas, de certa forma entra no nosso sistema sanguíneo, ou seja, entra no nosso corpo? Por isso o uso de produtos naturais, óleos graxos vegetais e óleos essenciais pode trazer não só benefícios aos nossos cabelos, mas também ao nosso emocional e ao nosso corpo físico.

Mas vamos combinar, não adianta usar os produtos uma vez só e achar que os cabelos vão ficar lindos e maravilhosos, ok?

Antes de mais nada, é importante pensar que todo tratamento nos cabelos, é como se fosse um tratamento de saúde, e um mínimo de tempo é necessário para surtir efeitos  duradouros. Assim,  vamos dizer que é importante que se faça o tratamento por pelo menos seis semanas (uma vez por semana). Depois desse tempo, deve-se aplicar a cada 15 dias, ou mensalmente, conforme os resultados e o que se deseja.

Quando falamos de óleos vegetais e óleos essenciais, a aplicação deve ser feita com os cabelos secos, antes de lavá-los. O trabalho de limpeza começa com os óleos diluindo resíduos acumulados de sebo em torno do bulbo capilar e termina com uma lavagem normal com xampu, condicionador e eventualmente uma máscara.

Vamos começar então com tratamento para proteção e conservação do couro cabeludo?

O que usar: 5 ml de óleo vegetal de abacate e 4 gotas de óleo essencial de palmarosa. Misture o óleo essencial no óleo vegetal e aplique a mistura no couro cabeludo, massageando o produto com movimentos da raiz para os fios. Massageie os fios, sentindo que a mistura dos óleos está penetrando de forma leve e homogênea. Deixe agir por 10 minutos e lave em seguida, com seu xampu , e se for orgânico e sem sal, melhor ainda! Aplique depois seu condicionador .

O óleo de abacate, emoliente,  contém omega-3, ácido linoleico, tem uma grande quantidade de ácidos graxos monoinsaturados (maior quantidade do que o azeite) e altos níveis de elementos antioxidantes (vitamina E sendo um deles). O óleo de abacate é um dos poucos óleos que penetram no fio.

O óleo de palmarosa age regulando a produção do “sebo”, tem ação antifúngica e além do seu aroma tão agradável,  vai atuar no emocional, trazendo calma, eliminando o cansaço físico.

Outros óleos essenciais que podem ser adicionados a essa mistura, nos casos em que se tenha muitas crostas sebáceas, que promovem um excesso de oleosidade: limão siciliano(1 gota)  e tea tree 1 gota). Nesse caso, diminui-se a quantidade do óleo de palmarosa para 2 gotas.

Uma dica que sempre passo para meus alunos, qualquer que seja o tratamento, é que se tenha o hábito de anotar cada passo do processo. Faça isso também com seus cabelos. Anote como está o seu cabelo hoje, o que você sente e como ele está se comportando. Comece então o uso dos óleos e anote o dia , horário. Lembre de anotar como você estava se sentindo naquele dia e vá anotando, dia a dia, lavada a lavada, como os seus cabelos estão reagindo. Assim, você consegue ter uma idéia de como você e os seus cabelos reagiram a essas gotinhas mágicas da natureza!

 

POR : Renata M. Badin- Aromaterapeuta – CRTH-BR 0381

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

*