programa de afiliados
Acesse a loja virtual
Home / Óleos Essênciais / A massagem aromática

A massagem aromática

Desde os tempos mais antigos, a massagem com óleos aromáticos já era utilizada como arte curativa. É o tratamento clássico da Aromaterapia, geralmente suave e relaxante, mas que pode dependendo da necessidade ser exercida com mais vigor.

A massagem aromática combina as vantagens da massagem terapêutica com a eficiência do uso dos óleos essenciais. Faz-se uso de massagens com óleos essenciais quando se pretende redução do estresse, relaxamento muscular, estímulo à circulação, tratamentos depurativos, analgesia local, etc.
Quando se utiliza um óleo essencial em massagem, é recomendável usar no ambiente um difusor com o mesmo óleo. Assim, sua ação sistêmica é reforçada pelo aroma inalado do ambiente.

Os óleos essenciais são completamente absorvidos entre 1 e 2 horas após a massagem, penetrando fundo nos tecidos, ampliando os efeitos da massagem propriamente dita.
A massagem terapêutica com óleos essenciais estimula a circulação sangüínea, e assim incrementa o suprimento de oxigênio e nutrientes às células; estimula intensamente o sistema linfático; e ativa a seção límbica do cérebro (o centro emocional). Além disso, é uma efetiva forma de reduzir o estresse e as tensões. Como diz Shirley Price: “Onde o estresse e a depressão são a maior causa dos desequilíbrios da saúde, uma completa massagem aromática é o melhor tratamento terapêutico complementar disponível”.

No entanto, como é uma relação direta entre o terapeuta e o cliente, só deve ser conduzida se o agente se encontrar com o espírito aberto, receptivo e compreensivo, para identificar tensões, pontos doloridos, pontos sensíveis, áreas congestionadas, etc. A massagem, dessa forma, age física, mental e emocionalmente sobre o cliente.
Deve-se observar ainda que, durante a massagem aromática, a volatilização do óleo essencial empregado permite uma absorção pela mucosa das vias respiratórias, intensificando o efeito esperado.
As massagens utilizam-se de óleos essenciais diluídos em outros óleos fixos carreadores, na proporção média entre 1,5 a 3,0 %. São comuns, para esses fins, os óleos de extração a frio, como o de semente de uva, de amêndoa e de jojoba, entre outros, como veículos para o óleo essencial.

Cada óleo carreador é constituído por um conjunto de ácidos graxos diferentes e em muitos casos de alcoóis graxos diferentes do glicerol também. Cada óleo, quando extra-virgem também possui uma fração insaponificável distinta contiuída de vitaminas lipossolúveis, carotenóides, hidrocarbonetos, etc.. São centenas de tipos de ácidos graxos, sendo que cada qual irá possuir propriedades diferentes e específicas. Existem gorduras sem muita utilidade e outras com potenciais infinitamente grandes e isso faz muita diferença entre um carreador e outro quando são utilizados na massagem, alimentação e terapêutica.

Entre os carreadores, alguns são mais indicados para determinados tipos de pele conforme sua composição. Os óleos indicados para pele oleosa podem ser empregados em peles secas, porém não se deve fazer o contrário. Evite o uso de óleos carreadores em peles com problema de acne e inflamadas.

Óleos para peles secas:
Óleo de amêndoas
Óleo de rícino
Manteiga de cacau
Manteiga de cupuaçu
Óleo de amendoim
Óleo de abacate
Azeite de oliva
Óleo de castanha do Pará

Óleos para peles normais:
Óleo de milho
Óleo de gergelim
Óleo de soja
Óleo de apricot
Óleo de jojoba
Óleo de calêndula
Óleo de semente de uva
Óleo de neen
Óleo de maracujá prensado a frio

Óleos para peles oleosas:
Óleo de semente de uva
Óleo de girassol
Óleo de avelã
Óleo de noz
Óleo de prímula
Óleo de germe de trigo
Óleo de babaçu, tucumã, côco da Bahia, palmiste e murumuru
Óleo de canola
Óleo de linhaça

Uma massagem Aromaterápica pode reduzir os sintomas relacionados ao stress, aliviar dores e melhorar sensivelmente a condição da pele. Também restabelece o equilíbrio da mente, provocando liberação de emoções negativas como o medo, o ódio, a fúria, a tristeza, a frustração, o ciúme etc.

Exemplo de sinergias de óleos essenciais:

ANTI-STRESS FADIGA
Lavanda Lavanda
Palmarosa Alecrim
Patchouli Hortelã Pimenta

CONTRA INSÔNIA CONTRA ANSIEDADE
Lavanda Lavanda
Bergamota Olíbano
Gerânio Manjerona

RELAXANTE Noturno RELAXANTE Matinal
Lavanda Alecrim
Manjerona Lavanda
Bergamota Manjerona

Elias Abrão Neto
Técnico Químico, Terapeuta Holístico e Psicanalista
Coordenador do Curso de Bacharelado em Naturopatia do Logos® University

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

*